Aniversário +55design: 5 anos de identidade, propósito e brasilidade
- contato66754
- 29 de jul.
- 10 min de leitura

Enquanto o mundo parava em 2020, nascia um novo projeto. A +55design surgiu da inquietação de duas sócias com o desejo de criar uma marca exclusiva de mobiliário contemporâneo nacional #feitoporbrasileiros com identidade, propósito e brasilidade.
Cinco anos depois, o que começou como um sonho se transformou em realidade: a +55 chegou para ficar. Hoje, o ecossistema criativo da marca reúne um showroom premiado, uma fábrica própria que alia tecnologia de ponta a saberes artesanais e uma curadoria consistente com quase 20 designers e mais de 200 peças atemporais – uma união entre beleza, conforto e qualidade em cada detalhe.
Muito prazer, somos a +55
A +55design nasceu com um nome que é também um manifesto: o código telefônico internacional do Brasil surge como assinatura de uma marca que se propõe a pensar o design a partir de suas raízes.
Mais do que produzir mobiliário contemporâneo, a proposta é revelar a pluralidade do nosso país por meio de formas, materiais e histórias. Nosso design tem sotaque e tempero.
Para nós, cada detalhe importa: desde a espuma cortada a partir de maquinários sofisticados e matérias-primas exclusivas no Brasil até nossas parcerias que valorizam a cultura do nosso país.
Uma inauguração improvável e marcante
Fundada por Ticiana Villas Boas e Tatiana Amorim, a marca nasceu em um dos momentos mais desafiadores da década: em plena pandemia de COVID-19.
Com as portas do showroom ainda fechadas na Alameda Gabriel Monteiro da Silva – o principal endereço do setor de design em São Paulo –, a estreia aconteceu de forma inédita: uma live no perfil da revista Casa Vogue Brasil, com a presença das sócias e da curadora Clarissa Schneider, revelou ao público a primeira coleção da marca em meio à arquitetura assinada pelo Studio Arthur Casas. Um lançamento cauteloso, mas cheio de intenção: oferecer beleza, conforto e brasilidade mesmo em tempos incertos.
Guilherme Amorozo, diretor de conteúdo da Casa Vogue Brasil, conduziu a apresentação do showroom, conversando com as sócias Ticiana Villas Boas e Tatiana Amorim, a curadora Clarissa Schneider e o arquiteto Arthur Casas.
Curadoria como essência
Sob a direção curatorial de Clarissa Schneider, a marca define seu DNA reunindo um time diverso e complementar com quase 20 designers, que juntos traduzem um Brasil elegante, múltiplo e comprometido com a qualidade. Essa constelação criativa colabora na formação de um portfólio coeso, mas plural – que dialoga com diferentes estilos e contextos, sempre com inovação, técnica e bossa.

Showroom: onde a bossa e a tropicalidade ganham cenário
Projetado pelo Studio Arthur Casas, o showroom da marca na Alameda Gabriel tornou-se, em pouco tempo, um espaço de referência no setor. Mais do que uma vitrine, ele é um ambiente curado de experiência imersiva: um lugar de encontro entre arquitetura, arte, mobiliário e narrativa, que materializa o nosso propósito como marca; a extensão do nosso olhar.
A cada ciclo, o showroom é completamente renovado – com novas ambientações, coleções, colaborações, materialidade e ideias. Um exercício contínuo de se reinventar sem perder a essência.

Transformações no showroom +55 ao longo dos anos
O reconhecimento veio rápido – e global, acumulando premiações e menções na imprensa internacional como Wallpaper e Elle Decor Italia.
Melhor showroom de 2021, segundo a premiação Best of Year promovida pela revista americana Interior Design;
Uma das 20 inovações que estão moldando o mundo do design atualmente, segundo a revista inglesa Monocle;
Vencedor continental da categoria Shops & Stores no prêmio Prix Versailles 2021, promovido pela UNESCO.
A arquitetura virou notícia – e o design também.
Móveis feitos para durar
Traduzindo a brasilidade contemporânea com rigor, cuidado e sutileza, mais de 200 peças compõem o portfólio da marca, com destaque para ícones como a cadeira Max, o sofá Pan Am, a mesa Barcelona, poltrona Kariri, sofá Francisco, a cadeira Garça e a coleção Arquétipos.
Entendemos que nossa poética deve estar em harmonia como o meio ambiente, e
nossos produtos devem ser feitos para resistir ao tempo. Os materiais que utilizamos prezam por inovação técnica e qualidade sem precedentes, sempre levando em conta a responsabilidade ambiental.

Nossos couros são duráveis, resistentes, macios, naturais, versáteis e atemporais; de origem animal, provém de subprodutos gerados por fazendas de criação de bovinos para produção de proteína – sendo estas rastreadas via satélite, garantidamente fora do perímetro da Amazônia. Nossas madeiras certificadas levam o selo internacional Forest Stewardship Council® (FSC®) de responsabilidade socioambiental, um das avaliações mais rigorosas quanto às boas práticas no cultivo e na extração de madeira. Nossos tecidos são naturais e orgânicos, sendo 22% compostos de materiais reciclados, não usando químicos na fabricação ou com consumo de água reduzido. Nossos metais e pedras são extraídos nacionalmente, e contém um caráter durável e resistente, reiterando nossa premissa de atemporalidade.
Impacto social
Além do olhar atencioso para o meio ambiente, estamos sempre criando parcerias com projetos sociais e comunidades ao redor do país que valorizam saberes artesanais.
Entre eles, o grupo indígena Baniwa, que criou a luminária Arumã, com design assinado pelo studio MK27; os Kayapós, que pintaram almofadas para a marca; Araucária Arte em Lã, rede de mulheres que desenvolveram mantas conosco; o Grupo de Artesanato Maravilha, que confeccionou os cestos com cipó Ambé tingido manualmente para compor a luminária Dona Antônia, com processo certificado pelo selo IMAFLORA; a Associação de Mulheres do Piauí, parceria que desenvolveu o painel Ashansu, feito 100% de forma artesanal pela artesã Iraci, a partir da fibra da Carnaúba.

Confecção da luminária Arumã
Afeto em cada detalhe
Na +55design, o design é pensado para tocar – não apenas fisicamente, mas emocionalmente. Cada peça é concebida como parte de um universo afetivo, em que cores, tecidos, texturas e histórias se entrelaçam para criar experiências acolhedoras. Nosso mobiliário vai além da forma e da função: ele carrega memórias, revela identidades e constrói um cotidiano mais confortável e significativo.
"Gosto de ouvir e contar histórias, entender o por quê das coisas, e, aqui na +55design, cada móvel vem carregado de motivos e sonhos”.
– Ticiana villas boas, sócia-fundadora
Acreditamos que um móvel bem feito tem o poder de atravessar gerações – sendo usado, vivido e reinterpretado com o tempo. É essa ideia que guia também a nossa série Memórias de Mobília, em que visitamos os lares de parceiros e amigos para contar as histórias que se formam em torno das peças da +55 – mostrando como o design, quando vivido, se transforma em parte da vida.

Bruno Gagliasso, Fil Freitas e João Panaggio, Ana Fasano, Dra. Débora Tonetti, Guto Requena e Eduardo Fernandes: acesse a playlist com todos os episódios de Memórias de Mobília
Design premiado
O design brasileiro tem conquistado cada vez mais espaço no cenário internacional, e a +55design é prova disso. Nossos móveis – criados com afeto, autenticidade e excelência tecnológica –, vêm sendo premiados em renomadas competições ao redor do mundo desde a nossa inauguração; um reconhecimento que atesta a qualidade de nossa produção e reforça a relevância do design nacional.
Hoje, a marca soma quase 30 prêmios nacionais e internacionais – e, a cada ano, novos lançamentos reforçam essa identidade em construção. Entre os destaques estão selos de prestígio como:
+ iF Design Award
+ Architizer A+Products Awards
+ DNA Paris Design Awards
+ Record Products of the Year (Architectural Record)
+ International Design Awards (IDA)
+ A’ Design Award & Competition
+ Good Design Award (Chicago Athenaeum)
+ Prêmio Casa Vogue Design
+ Elle Decoration Brasil Design Awards

Da concepção à fabricação: uma marca integrada

Um dos marcos mais importantes da história da +55design é a criação da sua fábrica própria em Campinas (SP) – um passo decisivo para garantir total controle sobre o processo produtivo e alcançar o nível de excelência almejado desde o início.
A decisão veio da prática. Ao longo dos primeiros anos de operação, ficou claro para as sócias que só seria possível entregar a qualidade esperada – comparável ao melhor do design europeu – se todas as etapas fossem internalizadas. Assim nasceu a fábrica +55, que também celebra seu primeiro aniversário neste ano de 2025.
O espaço reúne o melhor de dois mundos: a sensibilidade do trabalho manual e a precisão do maquinário industrial de última geração. Equipado com tecnologias inéditas no mercado moveleiro brasileiro, o parque fabril da +55 foi pensado para dar autonomia à criação, eliminar intermediários e ampliar o rigor técnico em cada detalhe.
“Não há atalho para a produção do bem-estar. No percurso entre a ideia e o objeto de design, cortar caminho não é uma opção. Essa reflexão faz jus à jornada que a +55design trilha sempre entre o ponto de partida e seu destino final: a produção, em uma única fábrica, que é, ao mesmo tempo, supertecnológica e essencialmente artesanal.”
– Clarissa Schneider
Nosso processo criativo é como uma grande sinfonia, que ganha ritmo a cada etapa: do desenhar ao esculpir, do calandrar ao costurar, do usinar ao cortar. Lá, convivem marcenaria, serralheria, tapeçaria, costura, estofamento e acabamento, em um fluxo coordenado que respeita tanto a lógica industrial quanto a delicadeza do fazer artesanal.
Além da produção das peças, a fábrica se tornou um espaço de experimentação, testes e prototipagem – onde os designers e a equipe técnica da marca trabalham juntos na busca por novas soluções de encaixe, estruturas, texturas e acabamentos. Esse contato direto entre criação e execução não só otimiza processos, mas fortalece o que a marca mais valoriza: a coerência entre ideia e entrega.
Em sua concepção, a fábrica também foi pensada com responsabilidade ambiental. A gestão de resíduos é monitorada, os materiais têm rastreabilidade e os parceiros seguem critérios rigorosos de origem. Couros, madeiras e tecidos passam por seleção criteriosa e seguem protocolos de sustentabilidade certificados.
Mais do que uma estrutura produtiva, a fábrica da +55design representa um projeto de independência criativa, solidez empresarial e compromisso com o Brasil. É ali que o manifesto da marca ganha corpo – feito por brasileiros, para brasileiros, com qualidade global, visando consolidar a +55 como referência na indústria de mobiliário do nosso país.
Brasilidade como linguagem
Por aqui, sempre falamos que a nossa marca tem sotaque e dendê - uma referência às origens baianas das nossas fundadoras. Nossas peças carregam a cultura e a pluralidade brasileiras, umas das maiores riquezas do Brasil. Com base no sudeste, percorremos de norte a sul, do nordeste ao centro-oeste. Nosso portfólio representa cada parte do Brasil, e a brasilidade é fio condutor de diversas coleções e ações.
Desde a confecção têxtil do Sul, passando pela indústria mobiliária do Sudeste e chegando às associações de artesãos dos sertões nordestino e mineiro, além de comunidades indígenas e ribeirinhas da Amazônia, firmamos parcerias locais estratégicas, conectando saberes artesanais, pensamento autoral e processos industriais com consciência e afeto.
Em nossas séries autorais, exploramos esse território com delicadeza e profundidade, revelando como o país é matéria-prima, inspiração e destino para os móveis.
+ Recantos do Brasil: a +55 viaja pelo país em busca de explorar por onde andam as nossas peças, com o olhar voltado à arquitetura, ao design e à cultura. Em cada episódio, mostramos nossos móveis em projetos e paisagens especiais – e também compartilhamos dicas sobre os destinos visitados. Nossa primeira parada foi em Brasília, numa casa assinada por Valeria Gontijo Arquitetos; já o segundo episódio foi na Vinícola UVVA, projeto de interiores do GAM Arquitetos no em meio à Chapada Diamantina, na Bahia.
+ Cinco regiões, cinco peças: uma jornada pelo país que conecta designs icônicos do nosso portfólio com as cinco regiões brasileiras. Na primeira temporada, abordamos a poltrona Envelope, cujas técnicas resgatam a cultura gaúcha; a poltrona Cabaça, que traz assinatura baiana; a linha Sylvia, cujo design remete às formas arquitetônicas de Brasília; a linha de sofá e cadeira Carioca, entre muitos outros.

E se há uma prova concreta de que a proposta se realiza, ela está nos espaços dos nossos parceiros Brasil afora. A +55 está por aí: nos interiores de casas contemporâneas, em apartamentos urbanos, em residências de campo, em mostras como a CASACOR e feiras como a SP-Arte, em restaurantes, escritórios e hotéis. Os móveis ganham protagonismo em projetos assinados por escritórios de referência, incorporando-se com naturalidade a diferentes contextos – mas sempre com identidade.

Essa valorização do território vai se intensificar nas celebrações do aniversário da marca: em agosto, a festa de 5 anos da +55design será marcada por uma programação que homenageia cada região do Brasil – com lançamentos em showroom renovado que ecoam essa brasilidade plural, afetiva e inventiva.
Arte e design caminham juntos
Na trajetória da +55design, a arte não é apenas uma referência visual – ela é parte ativa da criação, da curadoria e do discurso. Desde os primeiros anos, a +55 construiu pontes entre o design de mobiliário e o campo artístico, explorando essa intersecção em colaborações autorais e mostras que colocam o objeto em diálogo com narrativas poéticas, sociais e culturais. Mais que mobiliário, nossas peças são peças de arte. Criamos com intuito de que os móveis atravessem o tempo e componham casas que flertam com o conceito de galerias, elevando cada detalhe do design para ser observado com apuro e sensibilidade.
Um dos palcos mais emblemáticos dessa relação é a SP–Arte, onde a marca já participou de cinco edições com propostas distintas, mas sempre trazendo temas de brasilidade – destaque para as três últimas:
2023 – projeto SOMA

Apresentamos 9 bancos em forma de animais da fauna brasileira, trazendo a soma entre a linguagem mais comum do vernáculo indigena Mehinako e o design contemporâneo de Rodrigo Oliveira.
2024 – coleção Cordel

8 aparadores e bares de edição única celebraram a tradição da literatura de cordel através de superfícies adornadas por matrizes de xilogravura pelo artista pernambucano J. Borges – um dos maiores artistas populares do Brasil –, com concepção por Bruno de Carvalho. A chance de reverenciar presencialmente um dos últimos trabalhos do artista em vida.
2025 – coleção Arquétipos, por Vik Muniz

Um dos maiores artistas brasileiros da cena internacional, Vik Muniz fez sua estreia no design de mobiliário com a +55. Criou uma série de móveis lúdicos e conceituais – inclusive utilizando a inteligência artificial como aliada criativa – com inspiração no universo da costura, trazendo botões gigantes e volumes inflados, como se fossem móveis de casas de bonecas ampliados para escala humana.

Nosso showroom também já expôs diferentes artistas nestes 5 anos de história, como com a artista plástica Heloisa Crocco, que reaproveitou retalhos de couro da nossa fábrica.
Juntamos o reaproveitamento de madeira com as aparas fabris em quadros repletos de volumes.
Enxergamos o artesanato brasileiro e as criações manuais - do couro à madeira, do costurar ao esculpir - como uma importantes expressões e manifestações artísticas, que somam história e afeto à arte contemporânea.
Feito por brasileiros. Feito para o mundo.
No ano em que completamos 5 anos de marca e 1 ano de abertura da fábrica +55, demos mais um passo importante em nossa trajetória de expansão e internacionalização: uma estreia na maior feira de mobiliário do mundo – a High Point Market, na Carolina do Norte, EUA.

Ao lado da nossa parceira JBS Couros, nosso espaço apresentou uma curadoria de móveis que exaltam esta materialidade tão emblemática para +55, presente em peças como a poltrona Soft, o sofá Palato e o balaço Sela de piso. No evento, pudemos exibir ao público a força da nossa identidade e o compromisso da +55 com um design de excelência, inovação e autenticidade.
"Levar uma marca com tanta brasilidade para territórios estrangeiros é motivo de orgulho, e nos faz lembrar por que seguimos firmes: estamos a serviço do design brasileiro." – Ticiana Villas Boas e Tatiana Amorim, sócias fundadoras da +55design

Além dessa estreia, nossa internacionalização alcançou novos horizontes, agora em uma vitrine de alcance global. Firmamos uma parceria exclusiva com o 1stDibs – o principal marketplace de design de mobiliário e arte – e, ao apresentar uma curadoria de peças de nosso portfólio atualizada mensalmente, conectamos a +55design a clientes nos EUA, Europa, Ásia e Oriente Médio.
Ao completar cinco anos, a +55design celebra os caminhos já percorridos – e os muitos que ainda virão. Mais do que um marco cronológico, essa data representa a consolidação de uma visão: fazer do mobiliário uma plataforma de expressão brasileira, com qualidade global.
+55design. Feito por brasileiros, para brasileiros – e para o mundo.






Comentários