WhatsApp
top of page
Buscar

Coleção Arquétipos: estreia do artista Vik Muniz como designer de mobiliário

Atualizado: 9 de abr.



É com grande alegria que lançamos a nossa coleção em parceria com o artista plástico Vik Muniz, que assina 9 móveis para a +55design, com lançamento oficial na SP-Arte, uma das maiores feiras de arte da América Latina. Criada a partir do encontro entre IA e a sensibilidade artesanal que resgate as nossas memórias, a coleção propõe uma brincadeira lúdica que imprime uma lente de aumento em brinquedos e elementos que permeiam o nosso imaginário da infância.


"É como se a gente crescesse junto com o brinquedo. E, ao mudar de escala, o uso dele também muda. Ele assume uma forma imaginária, conceitual. A coleção Arquétipos vai além da utilidade. É uma ideia", explica Vik, que é um dos maiores artistas do nosso país.



Colecionador de botões de longa data, Vik sempre se questionou o que poderia criar a partir desse pequeno objeto. Um dia, quando estava numa loja de bonecas em Paris, surgiu a inspiração. 


"A ideia da coleção veio quando eu estava em uma loja de bonecas, em Paris. Para mim, brinquedo tem muito a ver com arte”, relembra o artista, que a seguir partiu para a primeira etapa do processo criativo. “Usei a IA para criar os croquis, conduzi minha inspiração com referências descritivas. Depois, fui lapidando as escolhas de materiais, as cores. Na história da arte, os artistas sempre trabalham com o limite da tecnologia".



Mas engana-se quem pensa que o uso da inteligência artificial funciona como uma tentativa de alcançar a perfeição. Em Arquétipos, o que salta aos olhos e cria consistência conceitual é exatamente esse flerte com as experimentações, com as imperfeições que provocam o espectador a imaginar as diferentes etapas pelas quais aqueles móveis passaram.


"Gosto de dar valor para as imperfeições. O defeito é a assinatura que traz humanidade", conta Muniz.



Manifesto por Clarissa Schneider, curadora da marca


Parece brinquedo, mas não é. O que sugere um trabalho manual, costurado com sutileza, desafia a percepção e a matéria. Em Arquétipos, coleção criada por Vik Muniz para a +55design, o artista traduz, pela primeira vez, sua pesquisa sobre imagem e ilusão para o mobiliário.


Inspirada no universo de um kit de costura, a coleção provoca uma reflexão poética sobre a memória, o afeto e as histórias que nos conectam à infância. Nesse conjunto, nada é o que parece ser, mas cada detalhe remete ao encantamento do ato de criar e transformar, tão presente no imaginário da costura.


“Minha abordagem no design de móveis parte da conversa entre o material e o conceito, entre experiência física e a construção intelectual dos objetos. Móveis são arquétipos, pois habitam a nossa memória e o nosso repertório visual. Uma cadeira ou uma mesa são arquétipos, você usa uma vida inteira, você tem um modelo na sua cabeça. Antes mesmo de usá-los, já os reconhecemos em um nível simbólico e linguístico. Meu trabalho se desenvolve nesse jogo entre mente e matéria, entre consciência e fenômeno”, explica o artista. 



Conhecido por usar materiais como sucata, açúcar e chocolate para criar composições visuais, Muniz sempre explorou o modo como percebemos as coisas. Agora, ele traz essa abordagem ao design. Sofás, poltronas e mesas ganham proporções exageradas e detalhes que remetem ao feito à mão – pontos aparentes, botões ampliados, volumes inflados, costuras evidentes. Tudo isso para criar móveis funcionais que, à primeira vista, parecem saídos de uma casa de bonecas, mas são robustos e pensados para o uso diário, reforçando a dualidade entre ilusão e materialidade, recorrente na sua obra.


Arquétipos questiona a maneira como interagimos com os objetos ao nosso redor. Linho, madeira e mármore se combinam em um jogo de contrastes, onde o desenho funciona divertidamente, enfatizando a relação entre escala e materialidade. 


Cada móvel é, ao mesmo tempo, um objeto funcional e um campo de experimentação conceitual. São artefatos que convidam à reflexão sobre a maneira como interagimos com o mundo físico e construímos significado a partir dele.




SP-Arte: 4ª participação na feira



É com grande alegria que participamos de uma das maiores feiras de arte da América Latina, apresentando os 7 móveis em parceria com o artista Vik Muniz, do dia 2 até 6 de abril, na ala de design do Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera.


No dia da estreia, recebemos participações especiais no nosso estande, entre parceiros da marca, como a especialista em arte Camila Yunes, a nossa curadora Clarissa Schneider, veículos da imprensa e, claro, a presença do próprio artista, que explicou o conceito por trás da coleção ao vivo para quem se interessou pelo nosso lançamento.



Além dos móveis, obras de arte do Vik estiveram expostas nas paredes, e um tapete criado especialmente para compor o cenário trouxe aconchego ao ambiente.


Não é de hoje que marcamos presença no evento. Em 2024, criamos a coleção Cordel em parceria com o mestre da arte popular brasileira J. Borges. Esse foi o último grande trabalho do artista pernambucano, celebrando os 60 anos de carreira dele, que esculpiu 8 móveis com superfícies adornadas por matrizes de xilogravura.





Em 2023, lançamos trabalhos inéditos desenvolvidos por artesãos indígenas da etnia Mehinako junto ao designer Rodrigo Silveira, que somam a linguagem mais comum do vernáculo indígena ao design contemporâneo.


Em 2022, expomos a nossa parceria com a artista Heloisa Crocco: a obra inédita Otono foi feita a partir de sobras de couro da produção do mobiliário.


Design e arte: a alma da +55design


A +55design tem a arte como um dos pilares institucionais. Acreditamos na conexão entre as mais diversas manifestações e expressões artísticas brasileiras, do artesanato ao design contemporâneo. Por isso, trazemos um dos maiores artistas do país, que se desafia criativamente a partir de experimentos com novas mídias e materiais, para trazer um olhar lúdico, interessante e inovador para a nossa marca.

O nosso desejo é estar sempre de olho em novas formas de criar e expressar. Experimentar os limites entre arte contemporânea e mobiliário, unir o artesanal às novas mídias. O Vik representa exatamente isso: uma perspectiva fresca, atenta às possibilidades de mesclar diferentes abordagens em um mesmo universo.



Nesta coleção, o lúdico se soma à utilidade, a observação ao sentir, o passado ao futuro. Ao recuperar momentos da infância e trazê-las a uma representação ampliada, o artista explora a noção de escalas e o limiar entre realidade e imaginação, brincando com os nossos sentidos e com as memórias.




















 
 
 

Kommentare


Logo +55design

© 2025 +55design.

Redes Sociais

  • iconmonstr-instagram-12-240
  • iconmonstr-whatsapp-2-240
  • iconmonstr-pinterest-2-240
  • iconmonstr-youtube-7-240
  • iconmonstr-linkedin-2-240
  • iconmonstr-facebook-6-240

Endereço

Al. Gabriel M. da Silva, 2798
São Paulo, SP - Brasil

Email

Receba novidades com exclusividade

Obrigada!

Telefone

+55 11 97357 3814

bottom of page