Cadeira Garça: acolhe com conforto, empilha com praticidade
- contato66754
- 16 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: há 5 dias

Já falamos por aqui sobre a cadeira Max e, hoje, vamos contar tudo sobre a premiada Garça, da designer gaúcha Ilse Lang. Com inspiração na estrutura do banco Butterfly criado por Sori Yanagi, esta cadeira tem apenas a estrutura de metal. O assento em material flexível lhe confere excelente conforto. Os pés se destacam, permitindo o empilhamento, e a montagem é feita com apenas dois parafusos que unem as duas partes da cadeira. Não há elementos estruturais que criem atrito e comprometam o mais perfeito abraço ao corpo.
A lã proporciona um respiro que dispensa a necessidade de passagens para o ar, caso a cadeira fosse 100% de couro. Além da ventilação natural, o encontro entre as matérias-primas na mesma tonalidade traz camadas interessantes de textura para o móvel - que recebe o nome de Garça pela semelhança com o animal. Com design esguio, pernas finas e sofisticadas, e parte superior soma com acabamento acolchoado, tanto na parte das costas quanto na estrutura.
Funcionalidade: cadeira empilhável
Criada a partir de estofados dobráveis, a cadeira Garça surgiu a partir da necessidade de empilhar o móvel. Para Ilse Lang, há um desafio no mercado mobiliário de produzir cadeiras que sejam, ao mesmo tempo, esteticamente bonitas e funcionais, com a praticidade de serem empilhadas para ocuparem menos espaço. Dessa forma, a peça se torna um trunfo em projetos de arquitetura que buscam otimização física.
Prêmio
Em 2023, a cadeira Garça foi premiada pelo Record Products of the Year 2023, da revista Architectural Record, uma autoridade na cobertura de design arquitetônico global desde 1891. A prestigiada premiação reconhece produtos e designs notáveis que impulsionam a inovação e a excelência na indústria,. Além de celebrar a criatividade, influencia tendências e promove a evolução contínua do design, conferindo visibilidade aos vencedores.
Projetos
A cadeira Garça já foi especificada em diferentes estilos de arquitetos e está nos mais diversos projetos que envolvem a marca. Entre eles, Beatriz Quinelato, Vanessa Diniz Arquitetura, Renato Navarro, Hobjeto, Sig Bergamin, Piacesi, Marília Pellegrini. Com mesas grandes e estruturas de impacto ou sozinha, em escrivaninha, a cadeira imprime conforto aos ambientes, sem abrir mão da sofisticação.
Conheça a designer

Amiga de infância da nossa curadora Clarissa Schneider, Ilse Lang nasceu em Caçapava do Sul-RS. 1983. Graduada em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ela está à frente do Studio Faro, que também tem uma loja no Rio Grande do Sul.
Junto com o filho - o também arquiteto Conrado Lang que já contou mais sobre a relação com a mãe neste post de Dia das Mães, ela cria projetos de arquitetura e mobiliários que têm como característica o revestimento de couro, como se a matéria-prima estivesse abraçando as estruturas dos móveis, trazendo a sensação de conforto e acolhimento aos designs. O Studio Faro conta, ainda, com uma loja, que expõe peças de diferentes designers.
Sobre o Studio Faro

O Studio Faro design sempre teve um olhar atento às possibilidades do seu entorno regional, pesquisando materiais e habilidades locais que pudessem ser revisitadas por um novo olhar, com foco não apenas na inteligência e na racionalidade dos processos industriais, mas também na compatibilização destes com o fazer artesanal.
“O design não está só na aparência, nem apenas na função, mas em como se dá essa interação”.
Comments