WhatsApp
top of page

Fora da curva: da arquitetura do design




O Sofá Fora da Curva acaba de chegar ao nosso novo showroom. Com design contemporâneo, ele traz uma abordagem autêntica e sinuosa ao nosso espaço. Localizada estrategicamente abaixo do formato amórfico do projeto arquitetônico de Arthur Casas, a disposição do móvel traz um encaixe inusitado que nos provoca a olhar de diferentes ângulos para ele, cada vez proporcionando um recorte diferente.



Observando do andar de cima, de pontos de vista distintos, vemos formatos com recortes que se multiplicam, num jogo de luz e sombras. Já de frente, no primeiro andar, ele ganha uma perspectiva escultural. Os detalhes em madeira e botões de latão acrescentam textura à peça, que fica suspensa nesse design inovador.

Pegamos carona no conceito do sofá assinado pelo design Bruno de Carvalho e conversamos com alguns arquitetos - e com o próprio Bruno - no evento de lançamento do novo showroom.





Bruno de Carvalho


O que torna esse sofá fora da curva

“O formato curvilíneo lembra uma concha de um caracol que vai se desenrolando e a estrutura em madeira maciça dá ritmo aos olhos do espectador. Estas mesas estruturais são encaixadas como se fossem peças de um quebra-cabeça travadas por botões de latão e, por fim, seus pés vistos frontalmente são revelados sob o assento”.


Conforto também fora da curva

“Até o conforto é fora da curva: 5 espumas de densidades diferentes se encaixam num travamento proposital, também lembrando a composição de um quebra-cabeça, e o encosto recebe um plug metálico que o suspende do assento. Tudo isso de forma modular, para brincar e montar como quiser. Um sofá que é tudo, menos óbvio”.


Cintia Aguiar



Um arquiteto fora da curva

“Um arquiteto fora da curva é o Arthur de Mattos Casas, que tem um projeto sempre muito autoral e eu acho que isso é uma coisa que eu mais admiro na nossa profissão.


Um projeto seu fora da curva

”Um projeto meu fora da curva é um dos últimos que a gente fez, que é uma cobertura em Pinheiros. Os clientes gostavam muito de cor, o que, para mim, é um pouco mais difícil. Projetar fora da curva é sair da zona de conforto. Você se distancia um pouco da tua forma de projetar para atender à expectativa do cliente. Nessa casa, a gente usou um balanço do Bruno no couro azul claro, que eu jamais escolheria, mas ficou lindo!”


Fernanda Luchini, Mariana Galano, Bruna Simões (Perkins)



O que é criar fora da curva

”É você sair da sua área de conforto, mas entregar um projeto que seja confortável. Extravasar as expectativas, tanto nossas quanto dos clientes. Pensar fora da caixa é não fazer igual aos outros, mas usar de toda a inspiração que nos trazem para o dia a dia, tanto em vivências como em desenho, espacialidade e tempo. Não seguir a tendência e mostrar sua personalidade. Ser autêntico até com inspirações na natureza'.


Luiz Otavio Debeus



O que é criar fora da curva

”Criar fora da curva é dar asas à imaginação. Pegar inspirações e realmente usar. Você tem que guardar aquilo que deu uma borboleta no estômago para fazer seu próprio estilo”.


Um projeto seu fora da curva

”Tem uma casa de uma cliente que a história é muito legal: quando veem meu trabalho, pensam em mais cor, mais desenho, e esse apartamento é todo neutro, com madeira rústica, com móveis de design brasileiro. Ele é fora da curva porque eu entrei dentro das inspirações da cliente, a gente foi juntando, aí nasce uma coisa exatamente única”.

77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page