WhatsApp
top of page

Design afetivo, um convite para ser feliz nos detalhes:nova coleção +55 em showroom renovado

Atualizado: 10 de out.

Um novo showroom chegou na +55design. Com mais de 15 lançamentos, ele trouxe um frescor especial em sintonia com o começo da primavera. Ampliamos o nosso portfólio de Pantone de couro, que agora oferece opções de cores goiaba, mostarda e off-white, no artigo Solana. Nossas estampas também ganharam nuances inéditas de mostarda, goiaba e azul, sutilmente reveladas nos tecidos escolhidos, e que inspiram os ambientes da loja.


As texturas e combinações cromáticas da cartela foram pensadas minuciosamente pela nossa curadora Clarissa Schneider, que criou um moodboard exclusivo como ponto de partida para cada um dos nossos espaços.


Eles se complementam entre si, como se fizessem parte de uma dança de interiores. Todas as escolhas, seja de madeira, das fibras, ou das tramas dos tecidos em tweed, colaboraram para a harmonia do todo. Volumes, proporções, geometrias e encaixes: cada detalhe propõe um diálogo interessante, uma complementaridade não óbvia, que traz ritmo e cria uma faísca que é o ponto alto dessa dança de estilo.


“Uma peça precisa valorizar a outra, conversar sem ser idêntica. É justamente esse atrito que provoca o interesse, que é o charme da coleção. Quando combinamos materialidades e colocamos uma poltrona de bouclé ao lado do sofá de couro, uma mesa com tampo de mármore ao lado de uma poltrona de madeira, trazemos essa bossa”, explica a curadora.


Entre as novidades, poltronas e sofás com nova abordagem, que contam com espumas indoor e outdoor, exclusivas no Brasil, além de camada alveolar de fibra siliconada - de pet reciclado - que remete à leveza da pluma de ganso. Investimos em sinuosidades no design e volume de tecido para trazer mais conforto ao mobiliário, como um abraço que revela a essência do nosso design afetivo. Um exemplo é o sofá Moitará, do designer Arthur Casas, que traz a madeira como protagonista e leva a elegância do sofá de área interna para a externa.



A nova coleção traduz o conceito de expor o que há dentro de nós para fora, do interior para o exterior, transformando memórias em móveis repletos de significado. As linhas João, Francisco e Joaquim prestam homenagem aos familiares do designer Bruno de Carvalho, tramando narrativas por trás do mobiliário.


Destaque também para a Mesa Barcelona, do designer Marcio Kogan, do MK27 Studio, inspirada no Pavilhão de Barcelona, de Mies Van Der Rohe.


Na decoração, cerâmicas e tapetes de tweed com 3 fios diferentes, em lã, fibra e um fio especial colorido que ilumina cada espaço, trazendo alegria na decoração. Afinal, como a própria Clarissa define, “a cor é o afeto”. E, com ela, o conforto para os olhos e a felicidade que mora nos detalhes.


Evento de lançamento



No dia 26 de setembro, realizamos um grande evento para celebrar esse momento e apresentar ao público nossa nova coleção. Pela manhã, em conversa mediada por Thaís Lauton, diretora da revista Casa de Jardim, recebemos o estúdio MK27 contando mais sobre sua trajetória: desde a origem do escritório, seu funcionamento e sua projeção internacional, mergulhando também no processo criativo da Mesa Barcelona — um dos destaques da nossa nova coleção. 



"Para deixar sua marca junto à nossa marca”

O evento também contou com o talentoso artesão Natalício Viana que, a partir das nossas aparas de couro, preparou tags de mala personalizadas à mão com as iniciais dos nomes dos convidados. Prezando pela exclusividade e pelos saberes artesanais em cada minúcia, essa foi a forma que encontramos de marcar o dia dos participantes – afinal, mostrar o quanto alguém é especial para nós está nos detalhes. Além das tags, todos que estiveram conosco ainda foram presenteados com chocolates especiais e com o anuário da +55.



Conheça as novidades +55




Do tupi, "Moitará" remete à tradicional prática de trocas entre diferentes povos indígenas, caracterizada por uma relação de reciprocidade e cooperação. Esse conceito de intercâmbio e fluidez se reflete nas obras do arquiteto Arthur Casas, que frequentemente diluem os limites entre o interior e o exterior. Se, através da arquitetura, ele consegue integrar os ambientes de forma sutil, seus móveis outdoor agora também reforçam essa conexão.


Os sofás, poltronas, puffs e mesas de centro Moitará não seguem o visual convencional dos móveis externos, frequentemente associados a metais, telas tensionadas e tecidos sintéticos. Em vez disso, a coleção aposta em estofados encorpados e madeira, permitindo que os móveis transitem com elegância da varanda ao living. A funcionalidade é realçada pelas rodas nos sofás, que facilitam o deslocamento e a adaptação ao ambiente.


Assim, a coleção traduz os princípios de troca e integração em peças versáteis, sofisticadas e aconchegantes, redefinindo o conceito de mobiliário outdoor. Afinal, um sofá de área externa pode sim proporcionar o mesmo conforto e beleza que um sofá indoor.




Inspirada no avô materno do designer Bruno de Carvalho, que o ensinou a valorizar ao máximo os recursos da terra, a coleção é uma homenagem aos saberes artesanais. A partir do conceito autossustentável do modo de vida caipira, as materialidades e tramas por trás da criação das peças elevam os artesãos e o respeito ao tempo a protagonistas da linha. Como em uma dança de texturas e encaixes, a coleção traduz o conceito de expor o que há dentro de nós para fora, do interior para o exterior, traduzindo nossas memórias e aprendizados em mobiliário repletos de significado. Lembranças tais como momentos em família ao som da música "O Cio da Terra", de Milton Nascimento e Chico Buarque, interpretada por Renato Teixeira e Pena Branca e Xavantinho, que acompanha o processo criativo do designer e reflete o espírito da linha.

A coleção é composta por cadeiras com e sem braços, banqueta alta e poltrona com apoio para os pés.










A inspiração deste sofá foi o estilo de vida carioca. É uma peça elegante e despojada que proporciona  uma experiência acolhedora, como um grande abraço. A forma fluida evoca a descontração do Rio, enquanto o uso do linho traz toque de leveza e naturalidade. A estrutura em madeira revestida com a composição em três densidades diferentes de espumas, compactadas na calandra ganha uma camada alveolar de fibra siliconada - de pet reciclado - que remete à pluma de ganso, proporcionando ainda mais conforto ao móvel e reforçando nosso compromisso com o meio ambiente.




O próprio nome desse sofá revela a essência autêntica e sinuosa do produto, trazendo assinatura contemporânea aos projetos nos quais será inserido. Seu formato recebe uma abordagem curvilínea, como se fosse a concha de um caracol que vai se desenrolando e sua estrutura em madeira maciça dá ritmo aos olhos do espectador. Estas mesas estruturais são encaixadas como se fossem peças de um quebra-cabeça travadas por botões de latão e, por fim, seus pés vistos frontalmente são revelados sob o assento. O conforto se dá pela composição de 5 espumas de densidades diferentes que se encaixam num travamento proposital, também lembrando a composição de um quebra-cabeça, e o encosto  recebe um plug metálico que o suspende do assento. Tudo isso de forma modular, para brincar e montar como quiser. Um sofá que é tudo, menos óbvio.



O estilo de vida baiano chega traduzido nesse clássico sofá, que combina o conforto do linho com a versatilidade do design atemporal. E como não poderia faltar um tempero especial, trazemos o nó trançado e o acabamento, ambos em couro, além das pregas laterais. Afinal, a +55 tem dendê.




A peça que nasce a partir da coleção Francisco - uma bela homenagem ao filho mais novo do designer Bruno de Carvalho - também tem o mesmo detalhe de ripas nas costas e uma largura generosa, que convida para explorar diversas maneiras de sentar, por exemplo, como uma namoradeira.  No quesito conforto, o assento recebe um tecido com caimento mais solto e recheio combinado com três tipos de espumas, já as almofadas que coroam as ripas de madeira do encosto são compostas colméias de fibras de pet reciclado, tecnologia esta que simula a mesma qualidade e densidade das plumas de ganso, isso tudo sem agredir o meio ambiente.




A peça nasce a partir da coleção Joaquim - uma bela homenagem ao filho mais velho do designer Bruno de Carvalho - e tem trabalho minucioso de chanfros e encaixes de madeira maciça que formam molduras para receber tramados de forma sextavada em fios de algodão. Com design atemporal e conforto único, a poltrona recebe composição de espumas e fibras de pet reciclado e, para realçar sua versatilidade, aplicamos giro na base.


Poltrona Carteiro:

Como o próprio nome já indica, essa poltrona funciona como um grande envelope, revestida por uma estrutura que carrega com ela a possibilidade de abrigar objetos como livros, jornais, revistas e iPads. A grande novidade nesta coleção é o pillow top, complemento que trouxe uma nova experiência ao seu sentar. Através da tecnologia dos novos tecidos, surge a possibilidade de levar um produto que tem o conforto indoor para outdoor.








A elegância descontraída do estilo de vida carioca chega traduzida nessa cadeira. Conseguimos uma leveza estrutural neste produto usando alumínio revestido em tecido dublado de espuma e rodízios. O conforto se dá pelo formato e pela composição de espumas softs aplicadas em diferentes densidades e todas calandradas para que tenham sempre a resiliência necessária da matéria. Para finalizar, abraçamos as espumas com uma camada de plumante, que aumenta o conforto, o toque e o caimento do tecido. O acabamento fica por conta da capa removível de linho, proporcionando uma leveza visual que reforça a alma carioca. Destaque para o detalhe em latão fundido em molde de areia, desenvolvido à mão pelo designer Bruno de Carvalho.






Tendo como referência o mestre Joaquim Tenreiro e seu elegante trabalho com a madeira, a cadeira Levíssima é a materialização de uma busca pela leveza visual. A estrutura mista em madeira e aço permite que os pés traseiros sejam interligados apenas na altura do encosto, insinuando a esbeltez desejada. Assento e encosto compostos em madeira e couro pousam delicadamente sobre suas estruturas de apoio, como se fossem até mesmo partes independentes entre si.



Mesas Louvre:



Com design elegante e funcional, as mesas Louvre são as companheiras perfeitas para quem busca versatilidade e praticidade. Para trazer personalidade à mesa, o designer propõe o uso do couro de maneira inusitada: a partir do cordão de couro cru aplicado artesanalmente em volta da haste do produto, cria-se um novo revestimento que traz textura e remete ao DNA da marca. Sobre o tampo de 30cm esculpido em madeira maciça, há uma elegante alça em couro que, juntamente com a leveza do produto, facilita o manuseio e permite transportá-la para qualquer lugar. A base com contrapeso metálico revestido em latão, além de garantir estabilidade, também recebe uma contra-base em EVA para proteger o piso. Em outra versão, a base tem contrapeso metálico revestido em latão e, além de garantir estabilidade, também recebe uma contrabase em EVA para proteger o piso.




Inspirada no Pavilhão de Barcelona, de Mies Van Der Rohe, a Mesa Barcelona ganha abordagem brasileira a partir das opções de coloração das pedras. Sucinto, elegante, moderno e com design limpo, ele mescla os pilares em ferro e pintura champanhe nas extremidades com o peso do tampo que traz grande desafio estrutural para o processo criativo. Após meses de experimentações e melhorias, o resultado traduz com maestria esse monumento espanhol icônico


 


A peça que nasce a partir da coleção Francisco - uma bela homenagem ao filho do designer Bruno de Carvalho - é toda em madeira e ganha sensação de leveza com o tampo chanfrado, que pode ser de madeira ou pedra.O contrapeso de concreto aplicado à base faz com que os pés fiquem recuados.


Bar Diamante  



Tal qual uma joia, a madeira maciça deste produto passa por um processo minucioso e elaborado de lapidação, revelando um rico jogo de luz e sombra que traz movimento e profundidade à peça.Conforme percorremos visualmente este trabalho artístico, descobrimos diversos desenhos e proporções que revelam os veios das madeiras como uma grande surpresa - ou uma grande joia. Com desenho escultural, a coleção Diamante expande suas versões, ganhando um bar exclusivo e trazendo a possibilidade de brincar com seus módulos, propondo desde pequenos móveis de cabeceira até grandes aparadores.




Os nossos biombos surgiram a partir do módulo estrutural das portas das diversas opções de aparadores da coleção Sylvia. Um requadro fino e elegante emoldura a palha de seda que é tecida manualmente num lindo processo artesanal, reforçando assim nosso respeito à ancestralidade. O inusitado fica por conta do sistema de dobradiça que faz a ligação entre dois módulos, composto pela mesma barra de madeira usadas nos pés dos aparadores, e abraçada por largas tiras do nosso couro Texas, que tem uma espessura especial e força estrutural, dando assim a funcionalidade da dobradiça e fazendo com que a peça fique desenhada de acordo com a necessidade do ambiente. Atentos à multifuncionalidade dos nossos produtos, nossos biombos modulares podem ser usados também como cabeceiras de cama, tanto de solteiro como de casal.


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page