Como diferenciar um couro de qualidade: workshop com Kim Sena, da JBS Couros
- +55design
- há 4 dias
- 4 min de leitura
Atualizado: há 21 horas
Resistente, duradouro, natural, macio, versátil, atemporal. São muitos os motivos para eleger o couro como matéria-prima dos seus móveis. Quando se fala do couro da +55design, essas razões se somam à qualidade ímpar e exclusiva no Brasil. Isso porque a nossa fornecedora - a JBS Couros - certifica-se da proveniência de alta seleção, conceito que explicaremos mais adiante, e garante que uma série de etapas seja respeitada antes desta matéria-prima tão especial chegar até as nossas mãos.
Hoje, o diretor de sustentabilidade da JBS Couros oferece um workshop digital repleto de informação para entendermos melhor sobre os diferenciais do nosso couro.
Por que escolher o couro?
Para Kim, são três pilares principais que diferenciam o couro de outros materiais. O primeiro é a questão sensorial: “Eu acho que para móveis é muito importante considerar o toque, o cheiro”.
Outra razão é a durabilidade. Segundo Kim, “ele pode passar de geração em geração por ser um material que dura muito tempo”.

Por último, mas não menos relevante, ele ressalta a versatilidade. Isso porque o material oferece um grande portfólio de possibilidades. “Você pode ter desde um couro armado, firme, até um extremamente macio, caído, que vai fazer o formato perfeito no móvel que você escolher”.
Diferenciais do couro +55
Uma das primeiras etapas da confecção do couro é o processo de seleção.
As seleções mais altas têm poucas marcas naturais, como arranhões e cicatrizes ou carrapatos na pele do animal, que permanecem como riscos no material. Já as seleções mais baixas são aquelas mais marcadas pelos sinais do tempo.
“A +55 trabalha com couros de alta seleção, conhecidos por aqui como AAA. São matérias-primas europeias, enquanto muitas marcas usam couros de seleção mais baixa, que passam por uma série de processos até chegar no seu móvel, como lixamento, argamassa, corretivo etc. Temos, então, uma superfície mais uniforme que é pintada e que passa por uma chapa quente, o que faz com que se perca muitas características naturais, como os poros, o toque, a textura. O resultado fica mais artificial”, explica Kim.
Couro e responsabilidade socioambiental
Quando o assunto é sustentabilidade e processo produtivo de matérias-primas, não existe um material com impacto zero, sem consumo de água e químicos.
O couro, no entanto, tem um aspecto particular: ele é um subproduto da cadeia da proteína animal e não um driver de produção. Além disso, tem a durabilidade como fator fundamental por não ser um artigo descartável.
Além da baixa resistência e baixa durabilidade dos móveis, os couros ecológicos são provenientes do plástico, logo não se degradam facilmente e podem durar até 400 anos na natureza após descartados.
Já os couros da +55 são todos certificados pelo LWG, Leather Working Group, com o selo Ouro, que é o protocolo internacional mais importante para compliance ambiental, atuando na gestão de produtos químicos, consumo de água e engajados em trabalhar questões complexas da cadeia produtiva, como a rastreabilidade do couro, por exemplo.
Outro fator importante de destacar é o nosso comprometimento com o impacto do carbono, objetivo de longo prazo para que a gente tenha uma cadeia cada vez com menor quantidade de emissões em todas as etapas, desde a fazenda até a fábrica.
Artigos +55
Antes de mais nada, é importante entender a diferença entre couros pigmentados, semianilina ou anilina.
Os couros pigmentados recebem uma camada de pigmento, uma camada não transparente que cobre defeitos, ou para atingir alguma característica específica desejada. Já os anilina são aqueles transparentes que recebem apenas uma camada translúcida de tinta, de tingimento, que realça as características mais naturais do couro.
Vermont
“Esse artigo foi pensado especificamente para revestir móveis. Ele tem mais estrutura, é mais armado. É um couro semianilina, feito com matéria-prima europeia, da mais alta qualidade”.
Cascata
“Macio, 100% anilina, muito natural, feito com matéria-prima europeia, recebe lixamento bem leve na superfície para trazer esse aspecto aveludado. Este artigo é hidrofugado, então ele é resistente. Se você derrama algum líquido nele, escorre na hora, não penetra no couro. Normalmente, os artigos mais expostos, transparentes, mancham mais, enquanto o cascata ganha esse diferencial que permite uma variedade de aplicações”.
Nanuque
“Uma característica que ele tem em comum com o Cascata é esse leve lixamento e esse toque, essa característica aveludada, só que ele é um couro mais fino. Ambos são de flor natural, mas o Nanuque tem a textura menor, enquanto o Cascata tem a textura maior. Este artigo tem a melhor seleção do couro brasileiro”.
Napa +55
“O couro que leva o nome da casa. Enquanto o Nanuque ganha toque mais aveludado, o Napa +55 é um bem fino, com toque bem liso, então ele se adapta bem aos móveis, com esse aspecto bem liso”.
Solana
“Ele tem um acabamento muito parecido com a Napa +55, só que com uma espessura maior. Ambos são a flor integral, a superfície preservada não é corrigida, não é estampada com textura, mas têm propostas muito diferentes: um couro mais grosso e outro mais fino”.
Belária
“Ele é um exemplo de um couro que nasceu com anilina, que era para ser um bem transparente, ou seja, bem exposto. Só que no processo de criação, as pessoas queriam esse aspecto, mas um couro mais protegido, com alguma resistência para garantir que não manchasse, não riscasse tão facilmente.
É um couro macio e com um toque aveludado, uma textura de pêssego”.
Europa

“Como o nome diz, é produzido com matéria-prima europeia. Ele tem uma característica muito marcante que é essa gravação, essa textura quente, uma queima feita na superfície do couro, para dar esse aspecto trançado que deixa o móvel com uma característica muito exclusiva. E esse aspecto amassado dá a ele uma aparência de ainda mais confortável”.
Texas
“Ele é um couro bem diferente dos outros que a gente falou. Primeiro porque é bem mais grosso, curtido com taninos vegetais de acácia, e por isso oferece uma proposta para móveis com design mais estruturado”.
Quer saber mais sobre os couros da +55design? Aqui neste post contamos mais detalhes.
Comments