WhatsApp
top of page

Memórias de mobília | Episódio 6: sofá Pan Am, com Edu Fernandes


Chegamos ao sexto episódio da série Memórias de mobília! Depois de passarem por aqui Bruno Gagliasso, Fil Freitas e João Panaggio, Anna Fasano, Débora Tonetti e Guto Requena, é hora do galerista Eduardo Fernandes abrir as portas de casa, em São Paulo. 


Formado em arquitetura, ele se debruça sobre as experiências de intimidade que a casa abriga. Neste capítulo, resgatamos as lembranças acerca do sofá Pan Am, que ganha uma versão de dois lugares no lar dele. Em meio a obras de arte e livros, Eduardo conta sobre a história desse móvel, que o abraça com tanto conforto.



Resgate ao cinema

“É muito engraçado que quando eu conheci esse sofá, me veio a cena de um filme no qual dois caras liam no mesmo sofá, um em frente ao outro, assim como eu e o meu marido, o Paulo [‘A Single Man’, do Tom Ford].


Primeira experiência

“Quando a gente se deitou lá e teve essa experiência de experimentar, eu achei que seria ideal para a gente. Ele é muito lindo, minimalista e, ao mesmo tempo, a antítese disso é o conforto. Tanto essa textura como esse couro e o enchimento dão uma sensação de que você está se jogando num lugar muito confortável, muito aconchegante”.



Memória de infância

“O Paulo, meu marido, tinha uma memória de infância de um sofá delicioso que ele estava à procura. A gente estava procurando um sofá que se aproximasse dessa sensação, mas não encontrava. E esse foi amor à primeira vista”.


Relação com a casa

“A minha casa sempre foi, desde criança, um lugar muito aconchegante. Eu sou arquiteto de formação, então também tenho uma história de curtir os lugares, os objetos, o design”.


Arte e design

“Eu acho que as artes visuais, o design, a casa, a arquitetura, a música e a literatura nos conectam com uma intimidade e, ao mesmo tempo, uma descoberta. Esse lugar da reflexão, da observação, da conexão com outro universo acontece quando você entra em contato com uma obra de arte. É uma experiência íntima que passa por uma ordem afetiva, intelectual, política, social. Eu acho que isso é transformador”.


Gostou da conversa? Temos mais trocas especiais com o Edu Fernandes no nosso Instagram. Fique por dentro das obras de arte da galeria dele que hoje estão expostas no nosso showroom.




 
 
 

Comments


bottom of page