Sofá Pan Am: conforto moldado com precisão
- contato66754
- 11 de jun.
- 4 min de leitura
Atualizado: há 5 dias

Com generosidade nas formas e rigor nos detalhes, o Sofá Pan Am, assinado por Arthur Casas, é uma das criações mais emblemáticas do portfólio da +55design. Seu desenho limpo, seu foco no conforto e suas proporções grandiosas (com largura que varia de 2,5 a 4 metros de extensão) traduzem o repertório do arquiteto em uma peça de uso cotidiano, como um convite ao aconchego. De aparência propositalmente amassada, o sofá combina visual marcante e múltiplas possibilidades de acabamento, tornando-se uma escolha versátil para compor os mais diversos ambientes.
Materialidade como conforto
A primeira versão do Sofá Pan Am trazia um acabamento exclusivo: o couro Crumpled na cor mostarda clara, desenvolvido por Arthur Casas em parceria com a +55design especialmente para a peça. Expressando conforto desde a primeira vista, o Crumpled é um artigo de pura anilina, produzido sobre peles europeias de alta seleção. Seu processo artesanal inclui o uso de ceras e óleos que realçam o efeito pull-up – característica que confere profundidade de cor, maciez excepcional e um toque quente e natural ao couro.
Cada pele é tratada artesanalmente com o método de plissado couro a couro, resultando em uma textura amassada, de visual “vintage”. Com o tempo, esse couro adquire personalidade própria, moldando-se ao uso e ao ambiente. Marcas, variações de cor e textura fazem parte de sua natureza e revelam sua autenticidade, transformando o sofá em um objeto que carrega a história de quem o utiliza.
Saiba mais sobre o Crumpled e os demais couros utilizados na Couros +55 aqui
Para além do Crumpled, o Sofá Pan Am admite diversas opções de materialidade: versões inteiramente em couro, modelos totalmente revestidos em tecido e composições híbridas – como aquelas que combinam couro e tecido, tal qual a peça escolhida por Dado Castello Branco para o Living do Colecionador, ambiente que assinou na CASACOR São Paulo 2025. Essa versatilidade amplia as possibilidades de uso da peça em diferentes contextos, sem abrir mão da sua essência: o despojamento em prol do conforto.
Com pés revestidos em couro e estofado revestido em bouclé, Sofá Pan Am é destaque no ambiente Living do Colecionador, por Dado Castello Branco, na CASACOR São Paulo 2025
“O Pan Am nasceu do desejo de criar uma peça o mais confortável possível, com uma estética old school, inspirada nos anos 70. Sua superfície totalmente amassada reforça essa ideia de convite ao repouso. É um sofá que acolhe sem cerimônia – o aconchego de um travesseiro para qualquer ambiente.”
“Memórias de mobília”: o Pan Am como elemento afetivo no lar
Mais do que um móvel, o Sofá Pan Am tornou-se parte de histórias e ambientes afetivos. A peça é destaque em dois episódios da série Memórias de Mobília, da +55design, onde é mencionada por quem a vive no cotidiano.
No depoimento de Bruno Gagliasso, vemos que o Pan Am ocupa lugar central na sala de estar da casa onde vive com a família. Ele conta como a peça se tornou ponto de descanso, acolhimento e convívio, onde os filhos e visitas se reúnem para viver a casa em sua essência. "É onde a gente se joga, onde ficamos juntos", ressalta Bruno, que também aponta a textura do couro e as formas generosas do sofá como elementos que reforçam o clima de intimidade e espontaneidade do ambiente.
“Eu sou fã desse sofá porque é o melhor sofá do mundo. Ele te acolhe. Até o cheiro é bom!”
– Bruno Gagliasso

Já no depoimento do galerista Edu Fernandes, o Pan Am é descrito como um convite à pausa. A peça integra a ambientação de sua casa com naturalidade, acompanhando sua rotina e sua relação com o morar. “Tanto essa textura como esse couro e o enchimento dão uma sensação de que você está se jogando num lugar muito confortável, muito aconchegante”, afirma. Para Edu, essa percepção fica ainda mais nítida devido à sua formação em arquitetura – é daí que nasce sua história de curtir os lugares, os objetos e o design.

“O sofá é muito lindo e minimalista; ao mesmo tempo, a antítese disso é o conforto.”
– Eduardo Fernandes
A presença do Pan Am nesses relatos revela a força do seu desenho e volumetria: uma peça que acolhe e que se integra ao contexto; que pertence aos ambientes como quem sempre esteve ali, oferecendo aconchego.
Sofá Pan Am em mais projetos de interiores
O Sofá Pan Am tornou-se escolha recorrente entre arquitetos e designers de interiores que buscam compor ambientes com personalidade e, acima de tudo, conforto. Versátil e marcante, a peça tem sido incorporada a diversos projetos, evocando uma sensação singular de acolhimento, intensificando a atmosfera de aconchego ou assumindo protagonismo na composição. Confira a seguir uma seleção de projetos em que o sofá ganha destaque.
Projeto: Studio Arthur Casas
Projeto: Studio Arthur Casas
Projeto: Zoe Gardini Arquitetura
Projeto: Zize Zink
Projeto: Cacau Ribeiro Interiores
Projeto: Luiz Carlos Orsini + Roberto Migotto
Projeto: Studio DWG
Projeto: SHM Arquitetura
Comentarios