No mês em que se celebra o Dia dos Pais, a +55design lança uma nova série: Mobília em Família, que conta histórias de amor pela arquitetura e pelo design que atravessam gerações.
Afinal, não há herança mais preciosa que poder se inspirar no olhar sensível de quem nos cria e também cria espaços, formas e perspectivas únicas. Para começar, trazemos um duo de pai e filho bastante conhecido no mundo da arquitetura: Dado e Guilherme Castello Branco.
+55design: Como o Gui tomou a decisão de seguir na mesma carreira que o pai?
Dado: Foi uma surpresa. Mas, com o tempo, percebi que foi um privilégio ele ter decidido, sozinho, entrar para a arquitetura. Hoje está dividindo comigo a coordenação do escritório e tudo mais. Na vida, é muito bom poder compartilharmos os pequenos momentos.
Gui: Eu não fazia ideia do que eu ia fazer [como faculdade]. Estava prestando administração, mas de última hora resolvi seguir a intuição. Falei: “Não, não, acho que não é isso. Acho que é arquitetura”. A forma como o meu pai trabalha, as coisas que ele cria, sem dúvida influenciaram a minha escolha de carreira. Agora eu percebo que sempre tive um olhar mais carinhoso para a arquitetura, mas eu não sabia disso.
Dado: É verdade. Eu sempre observei o óbvio, mas ele [o Gui] reparava em tudo. Quando eu iria na casa de um amigo, ele já comentava da casa, da decoração, da arte, enfim.
[h2] +55design: Então foi natural a ideia de trabalharem juntos no estúdio?
Gui: Foi, sim. Acho que por ter crescido vendo ele fazer, o nosso estilo é muito parecido, então tudo o que a gente cria já tem uma conversa, uma sinergia boa. Não divergimos tanto assim na parte de criação e tal. Acho que é porque nossas inspirações são as mesmas.
+55design: Quais são as diferenças que um observa no trabalho do outro?
Dado: A integração dele com a equipe é diferente da minha, são idades diferentes, formações diferentes… Ele tem comentários e olhares que complementam os meus ao longo dos nosso processo criativo, pela própria fase de vida em que ele está.
Gui: Eu, por exemplo, crio direto no digital, mas ele ainda faz tudo à mão. Então acho que essa é uma grande diferença, sim, que é muito nítida e às vezes dá uma discussão (risos). Porque eu quero mostrar alguma coisa que estou criando no computador, mas ele só quer ver se for no papel.
+55design: Vocês se dão muito bem como pai e filho. Como é a rotina de trabalho no escritório?
Dado: Trabalhar em parceria com o Gui é muito bom. A gente se dá super bem, então às vezes nem parece que a gente tá trabalhando, parece que a gente está em casa. Porque em todo lugar a gente está sempre no mesmo clima.
Gui: Também acho muito gostoso trabalhar em família. Não é aquela coisa pesada, e o melhor é que tenho convívio com o meu pai todos os dias, o que não tem preço. Eu admiro muito o olhar dele para o detalhe; é muito focado nas pequenas coisas, sempre foi. Acho que, para todo mundo, o Dado é uma pessoa querida muito além do trabalho, de quem todo mundo gosta. Amo muito ele por isso.
Desejamos um feliz Dia dos Pais para todas as famílias que valorizam o amor pela criação – seja de mobiliário, de projetos de arquitetura ou de pessoas que transformam espaços com cuidado e apreço pelos detalhes.
Confira quais das nossas peças já foram selecionadas para compor os projetos da Dado Castello Branco Arquitetura:
תגובות