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Ilse Lang articula ideias do sentar: Conheça quatro poltronas e cadeiras da designer gaúcha

Em suas criações para a +55 design, Ilse Lang explora diferentes tipos de couro, do quase estrutural ao extremamente macio.


É característico de quem aprende por curiosidade e paixão conhecer profundamente o seu fazer. Ilse Lang é uma autodidata no design. Considera que sua escola foram os artesãos e os técnicos que encontrou ao longo de sua trajetória, no exercício da prototipagem de seus desenhos.


A inclinação para a produção em série vem desde o trabalho de conclusão na faculdade de Arquitetura, em Porto Alegre, quando pesquisou pré-fabricação. A construção com elementos modulares industrializados revelava, então, a preocupação com uma produção social e ambientalmente responsável.


Nos projetos de Ilse Lang, os fatores estéticos sempre negociam com tais diretrizes de produção. Desse encontro nascem suas soluções. “O objetivo de cada peça é cumprir sua função com competência e economia, agregadas a uma forma que consiga traduzir isso”, ela diz.

Elegemos quatro cadeiras desenhadas por Ilse para a coleção da +55 design, para exemplificar a capacidade que a designer gaúcha tem de articular, verbo que define seu trabalho tanto conceitual como fisicamente.


Diferentes tipos de couro e tecido respondem a objetivos específicos nos quatro assentos – a peça mais próxima do corpo e mais desafiadora para um designer de móveis.


CADEIRA BAMBOLÊ

Compondo um único semicírculo, encosto e braços criam um confortável reclino.


A Bambolê nasceu de um exercício sobre a forma da icônica cadeira de Hans Wegner, com encosto e braços em um único semicírculo. Ilse substituiu a madeira por tubos metálicos ligeiramente flexíveis, que criam um leve balanço e um confortável reclino. O metal é revestido de espuma e, depois, enrolado em tiras de couro cru. No assento, a designer quis acentuar a estrutura de madeira e optou por uma trama aberta e transparente, feita de couro de correia, lembrança afetiva de sua infância.


POLTRONA ENVELOPE

Dobrado e costurado à mão, o couro assume o protagonismo ao desempenhar papel estrutural.


O desenho da Envelope foi inspirado no couro culatra, que remete às memórias da cultura vernacular e dos curtumes da terra natal de Lang, o Rio Grande do Sul. Espesso, o material tem um comportamento quase estrutural, principalmente no encosto e nos braços, onde há uma dobra. Como se fosse um pacote, o couro envelopa a base da poltrona, característica que lhe dá o nome. Essa base é, aliás, giratória, na nova versão criada a partir da cadeira Sela.



GARÇA

Combinando diferentes densidades de espuma, traz a sensação mais próxima de se sentar em uma nuvem, caso isso fosse possível.


A Garça é a sensação mais próxima de se sentar em uma nuvem, caso isso fosse possível. Sua maciez inigualável vem de uma combinação de elementos. Internamente, são usadas diferentes densidades de espuma sobre percintas elásticas, que respondem na medida da resistência aplicada pelo corpo. O arremate é feito pelo revestimento do couro +55. O feltro de lã pura, no verso do couro, tem a função de regular a entrada e a saída de ar, que acontece quando o assento é investido de peso. E um último detalhe: a Garça é empilhável.

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